Conheça Nossa História

O SIRECOM

O Sindicato dos Representantes Comerciais do Estado do Ceará é resultado da organização coletiva da categoria e luta para defender seus interesses políticos, econômicos, sociais e jurídicos.

Por estar voltado exclusivamente à defesa dos interesses dos representantes comerciais, o sindicato não está atrelado a nenhum partido político específico, sendo uma entidade independente e sem fins lucrativos.

O início da entidade se deu no ano de 1943, 78 anos, com a criação do Sindicato dos Agentes Comerciais e dos Comissários e Consignatários de Fortaleza, que posteriormente veio a se chamar Sindicato dos Representantes Comerciais e dos Comissários e Consignatários de Fortaleza este sediado no Palácio do Comércio, 2º andar, sala 01. No início, funcionava virtualmente, de forma bastante tímida e inexpressiva.

Em 2001, sua razão social foi novamente alterada para Sindicato dos Representantes Comerciais do Estado do Ceará, sediado no Palácio do Progresso, Centro de Fortaleza.

A diretoria presidida pelo representante comercial Joaquim da Silva Maia Júnior pode ser considerada um divisor de águas para a instituição. Em janeiro de 2003, quando assumiu com o compromisso de reativar a atuação do sindicato no universo da representação comercial, então o SIRECOM-CE contava com apenas 23 associados.

Com um trabalho direcionado, focado no relacionamento com os representantes comerciais e o mercado, o SIRECOM-CE deu um salto qualitativo, oferecendo os melhores serviços e as maiores vantagens através de sólidas parcerias e hoje se encontra com quase 400 empresas associadas.

Outro marco importante foi à mudança para o endereço conhecido como Casa do Representante Comercial, um espaço privilegiado no bairro Dionísio Torres, cercado por uma agradável área verde, onde também está localizado o Conselho Regional dos Representantes Comerciais. A parceria das duas entidades já rendeu ao Sistema CORE-CE / SIRECOM-CE reconhecimento na Assembleia Legislativa do Ceará no dia 25.11.2009, pelo trabalho desenvolvido em prol da categoria, e pelo próprio Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere), que escolheu o espaço multiuso da Casa do Representante para sediar o Encontro Administrativo Nacional Sistema CONFERE/CORE.

Em 2018, a diretoria modificou, com novos desafios a serem superados, pois em 2017 a Contribuição Sindical passou a ser facultativa aos não associados, fazendo com que a Receita da entidade diminuísse 70%.

A diretoria e as colaboradoras traçaram os objetivos a serem alcançados, e com muito trabalho o SIRECOM-CE virou um Sindicato patronal reconhecido, com conquistas tanto no campo judiciário, quanto legislativo. Compomos o Fórum Brasil de Representação, formado pela aglutinação de 34 Sindicatos de Empresas e Profissionais da Representação Comercial.

SIRECOM CEARÁ – Sindicato dos Representantes Comerciais
do Estado do Ceará © Todos os direitos reservados